Na noite desta sexta-feira (26), foi realizada, no auditório do Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CECAF), a cerimônia de formatura do XVI Curso de Formação de Árbitros de Futebol da EFAB/FFDF 2025-2026. A turma, patroneada pelo árbitro CBF Maguielson Lima e apadrinhada pelo representante da FFDF João Paulo Ferreira Rustiguel, formou o total de 36 alunos, com seis mulheres graduadas.
A Escola de Formação de Árbitros de Brasília (EFAB) foi fundada em 29 de abril de 2013 e tem como objetivo a formação de novos árbitros, o desenvolvimento dos árbitros formados integrantes do quadro de árbitros da Comissão Distrital de Arbitragem de Futebol vinculada à Federação de Futebol do Distrito Federal (CDAF/FFDF), a avaliação física e teórica dos árbitros da CDAF/FFDF, bem como os treinamentos técnicos e físicos para árbitros formados e alunos da Escola de Formação de Árbitros de Brasília.
No evento, o padrinho da turma João Paulo Rustiguel prestou seu último conselho aos recém profissionais de arbitragem: “O apito não é apenas um instrumento de plástico, ele é a extensão da voz da justiça e da ordem dentro das quatro linhas. O profissionalismo de vocês será medido não apenas pelos acertos técnicos, mas pela firmeza do caráter. A ética é o uniforme que vocês nunca tiram”, disse o representante da FFDF.
A cerimônia marcou também a abertura da XVII turma do Curso de Formação de Árbitros de Futebol da EFAB/FFDF, que será realizada na temporada de 2026-2027. O árbitro CBF Sávio Pereira Sampaio comanda o grupo como patrono e Adriana Ribeiro representa a FFDF como paraninfa da turma. O curso tem início previsto para o mês de outubro e as inscrições serão anunciadas em breve por meio de edital.