01

Infantil/Juvenil 2018: o caminho para a Taça BH

Foi realizado na tarde desta terça-feira (14), na sede da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), o primeiro Conselho Arbitral para a realização dos Campeonatos Infantil e Juvenil 2018, que são disputados simultaneamente. Ao todo, nove equipes confirmaram presença na competição desta temporada: Capital, Ceilandense, Galáticos, Gama, Gaminha, Guaraense, Legião, Luziânia e Planaltina E. C. O certame tem data de início prevista para o dia 22 de setembro, com o término previsto para 1º de dezembro, do corrente ano.

A fórmula de disputa, a princípio, será a mesma de 2017 (todos jogam entre si em turno único). Caso novas equipes entrem no campeonato, será debatido um novo modelo de disputa. Em consenso, ficou estabelecido que outros times podem aderir à competição até a próxima sexta-feira (17). A partir das semifinais, ficou vetada a utilização de campos sintéticos, o que será permitido na primeira fase. Nas semis, os confrontos serão da seguinte forma: 1º x 4º e 2º x 3º, com vantagem de resultados iguais para o 1º e 2º. Na final, que será disputado em duelo único, não haverá vantagem para nenhum dos lados. 

A taxa de arbitragem será dividida entre os dois clubes em cada partida. Jogos que, inclusive, serão em confrontos casados. Sempre o Infantil e o Juvenil atuarão no mesmo dia, horário e lovcal, para facilitar a logística e reduzir custos. O campeão da categoria sub-17 terá vaga garantida na Taça BH de 2019. Na próxima segunda-feira (20), será sorteada a tabela, na sede da FFDF, a partir das 16 horas.

Ascom FFDF